CÂNCER E AS ALTERAÇÕES EMOCIONAIS
30 de novembro de 2023Desidratação
8 de dezembro de 2023O câncer de pele que é o câncer mais comum no Brasil e no mundo. É mais comum em pessoas com 40 anos ou mais e menos comum em crianças e negros. A principal causa é a exposição excessiva ao sol. O câncer de pele ocorre quando as células se multiplicam descontroladamente e pode ser classificado de duas maneiras:
Tipo de câncer:
Câncer de pele melanoma: tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos;
Câncer de pele não melanoma mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País.
MELANOMA MALIGNO
O câncer de pele melanoma pode ocorrer em qualquer parte do corpo na pele ou nas membranas mucosas, na forma de manchas, manchas ou manchas. Em pessoas de pele escura, é mais comum em áreas claros, como palmas das mãos e solas dos pés Embora o cancer de pele seja o mais comum no Brasil e responda por aproximadamente 30 % de todos os tumores malignos registrados no país o melanoma representa apenas 3 % dos tumores malignos do órgão.
É o tipo mais grave, pela alta probabilidade de causar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos). O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se for detectado precocemente.
Nos últimos anos, a sobrevivência dos pacientes com melanoma melhorou significativamente, principalmente devido à detecção precoce da neoplasia e à introdução de novos medicamentos imunoterápicos.
Novos casos estimados no Brasil: 8.450, sendo 4.200 homens e 4.250 meninas (2020 – INCA). Número de óbitos no Brasil: 1.978, sendo 1.159 homens e 819 meninas (2019 – Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM).
NÃO MELANOMA
O câncer de pele não melanoma mais comum no Brasil tem grandes chances de cura se for detectado e tratado precocemente. O não melanoma é o mais comum dos tumores de pele e tem a menor taxa de mortalidade, mas pode causar sérios danos se não for tratado convenientemente. Estimativa de novos casos no Brasil: 176.930, sendo 83.770 homens e 93.160 mulheres (2020 – INCA) Número de mortes no Brasil: 2.616, sendo 1.488 homens e 1.128 mulheres (2019 – Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM). O câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos. Os mais frequentes são:
Carcinoma basocelular: o mais comum e também o menos agressivo. Se caracteriza por uma lesão (ferida ou nódulo), e apresenta evolução lenta;
Carcinoma epidermoide: também surge por meio de uma ferida ou sobre uma cicatriz, principalmente aquelas decorrentes de queimadura. A maior gravidade do carcinoma epidermoide se deve à possibilidade de apresentar metástase (espalhar-se para outros órgãos).
Procure sempre um médico qualificado se notar sintomas.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-pele
Fundação Hospitalar Alex Krieser
Diretor Técnico Dr. Lucas Volpatto
CRM/SC: 33.047